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CARTA DE SERVIÇOS

 

ÁREA: SAÚDE

SETOR: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

 

1. O QUE É A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA?

Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.080/90 como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”. O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida. E ainda, constitui-se importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas afins. A vigilância Epidemiológica do Estado de Olho d’Água das Flores envolve ações tanto de controle de Doenças Transmissíveis e de agravos e Doenças não Transmissíveis e estão inseridas nas Unidades Básicas de Saúde tanto das Zonas Rurais como Zona Urbana.

 

2. O QUE PRECISO PARA TER ATENDIMENTO NESTE SERVIÇO?

  • Cartão SUS

  • Cartão da Família (Cadastro na Unidade)

  • Comprovante de residência (em caso de primeiro atendimento)

  • Documento de identificação (em caso de primeiro atendimento)

  • Para pessoas em situação de rua e nos casos em que há risco de vida estes documentos não são exigidos;

 

3. PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO

  • Identificação na recepção;

  • Atendimento para direcionamento da demanda apresentada;

  • Encaminhamento para o atendimento eletivo (demanda espontânea ou agendamento) ou de emergência conforme avaliação;

  • O Cadastro na Unidade é condição para o acompanhamento, mas não deve limitar o atendimento;

 

4. Prioridade de atendimento:

  • A prioridade para os atendimentos obedece a apresentação do quadro clínico do paciente diante da avaliação inicial.

  • Mecanismo de comunicação com os usuários;

  • O Agente Comunitário de Saúde é o profissional de referência para a comunicação entre os serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde e a comunidade.

 

5. FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

  • Acolhimento e identificação da necessidade

  • Consultas individuais e coletivas feitas por médicos e enfermeiros para acompanhamento de Tuberculose e Hanseníase;

  • Realização da coleta de BAAR – Baciloscopia do Escarro para diagnóstico de TB;

  • Vacinação -Calendário da Criança, Adolescente, Idoso e Gestante;

  • Teste rápido de sífilis, HIV, Hepatite B e C;

  • Atendimento antirrábico – Unidade Mista Adélia Abreu Vilar;

  • Disponibilidade de Sorologias para Dengue, Zika e Chikungunya;

 

Documentos necessários para realização do BAAR;

  • Cartão SUS

  • Comprovante de residência;

  • RG

  • CPF

  • Solicitação médica ou da enfermagem;

 

Documentos necessários para realização da sorologia para Dengue, Zika, Chikungunya;

  • Cartão SUS;

  • Solicitação médica e da enfermagem;

 

FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

  • Coordenação da Atenção Básica, localizada na Secretaria Municipal de Saúde

  • Ouvidoria Municipal do SUS, na Av. 2 de Dezembro, 1075, Centro, Olho d’Água das Flores/AL., na Casa do Cidadão. Telefone (82) 99945-5893 / 98876-3874